quarta-feira, 23 de maio de 2012

FORMAÇÃO EPROINFO - DIVULGAÇÃO DO PROJETO


PESQUISANDO SOBRE TRABALHO POR PROJETO

Este trabalho foi realizado na escola Rosália Correia, com base na entrevista do professor Jerry Adriane um dos realizadores do projeto INTERAGINDO COM O LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO.
Este Projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o que fundamenta os jogos matemáticos como facilitadores do ensino da matemática no Ensino Fundamental, conduzindo no processo de construção, tendo como foco principal, o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, através dos jogos os alunos deverão ser possível desenvolver no aluno além do raciocínio lógico, as suas habilidades na matemática, a sua concentração, a sua curiosidade, a sua consciência de grupo, o coleguismo, o companheirismo, a sua autoconfiança e sua auto-estima. Nessa perspectiva, utilizaremos jogos no ensino da matemática com a pretensão de resgatar a vontade de aprender.
As disciplinas envolvidas, matemática, português, história e educação física. Os recursos em que estão sendo utilizados são: computadores, calculadoras, celulares, projetor de imagens, câmera digital, pen drive, data shou e not book. A sua realização foi no período de dois meses  e foi envolvido 12 turmas com a média de 480 alunos.
No início foi, um pouco complicado, os alunos estavam um pouco ansiosos, mais logo esclarecimento das regras e os regulamentos a realização dos jogos, na segunda aula já foi tudo mais tranqüilo, logo começaram a se interagirem com parceria, pois todos queriam participar dos jogos, o mais interessante é que eles se interessarão tanto que eu pude perceber que os alunos mais desinteressados na aulas da sala, no laboratório, foram os que menos deram trabalhos, interagiram bem uns com os outros se concentraram e foram os primeiros a realizarem as tarefas propostas.
A falta de computadores para alguns alunos fez com que algumas atividades tivessem um maior êxito na sua aplicabilidade. Eu pude perceber também a grande satisfação na fala da aluna entrevistada Evellyn Moreira Rios, quando ela disse, eu achei super interessante, aprender matemática brincando, nunca imaginei que num jogo de xadrez seria possível aprender matemática e o aluno Wérik de Souza Lima, eu achava potência muito difícil, agora por intermédio dos jogos que trabalhamos, eu entendir e achei mais fácil.
Dessa forma pude concluir que os jogos matemáticos, desenvolvidos e ensinado no projeto podem ter um super efeito positivo, só precisamos planejar bem e a escola está bem estruturada, para da suporte para essa nova tendência educativa que está surgindo junto com as novas tecnologias educacionais.

DIVULGANDO A PESQUISA

EMEF ROSÁLIA  CORREIA


 Objetivo geral 

vÉ mostrar que a través dos jogos, é possível desenvolver no aluno, além do raciocínio lógico, a habilidades na matemática, a sua concentração, a sua curiosidade, a consciência de grupo, o coleguismo, o companheirismo, a sua auto-confiança e sua auto-estima.
      Alunos entrevistados 

 EVELLYN  MOREIRA RIOS



















WÉRIK DE SOUZA LIMA


CONCLUSÃO
Concluir que os jogos matemáticos,desenvolvidos e ensinado por projeto, podem ter um super efeito positivo. Só precisamos planejar bem e a escola está bem estruturada, para da suporte a essa nova tendência educativa que está surgindo junto com as novas  tecnologias educacionais.