terça-feira, 14 de outubro de 2014

Atividade 2.2

  • Diálogo sobre as gerações.
As experiências relativas às diferentes gerações e características dos jovens da cybercultura nos dias atuais. Fez nos ver que existem enumeras diferenças sócias culturais entre as gerações. Percebemos essas diferenças através da nossa convivência, onde deixamos de estar em presença física como pessoas, para estarmos conectados com várias outras mídias, esquecendo de viver o que há de bom no mundo fora da tecnologia.
Este trabalho foi realizado com alunos do 6º Ano “C” da escola Rosália Correia, juntamente com a professora Maria Fátima Gomes de Souza orientadora da sala do proinfo. Realizar esta atividade foi muito cativante pois nos possibilitou a perceber a criatividade na qual os alunos possuem em fazerem uso dos mais diversos tipos de mídias digitais.
É para reutilizar nossas atividades assistimos aos vídeos selecionados. A seguir explicamos sobre as características das diferentes gerações, debatemos com eles sobre a cybercultura como uma evolução tecnológica que vem aproximando as pessoas através das novas ferramentas virtuais, na qual eles se sentem inserido pelo fato de serem familiarizado com as tecnologias.
Logo após dividimos a turma em grupo de quatro (4) componentes para responderem as seguintes perguntas: Como percebem as mudanças sócias culturais, entre as gerações? Quais benefícios e problemas vislumbram na sociedade contemporânea? Quais aspectos lhes inquietam? Como você compreende a cybercultura? Vocês se sentem integrantes desses movimentos? Cada equipe tiveram 10 minutos para responder estas perguntas, logo após lançarmos o debate, na qual pudemos perceber que todos se “consideram mais modernos” se sentem, informado e atualizado por viverem em um período de grande avanço tecnológico. Reconheceram o perigo com o mal uso da internet, principalmente o cyberbullyng e o tempo excessivo que fazem uso dela.
Assim podemos dizer que a característica das gerações em tudo pode ser contemplada. Mas reconhecemos que estas atividades proposta necessitaria de muito mais dinamismos, no que se refere a pesquisa e apresentação de trabalho presencial, porém o nosso tempo foi limitado devido a inúmeras dificuldades de adequação ao conteúdo para a construção do conhecimento.
Assim a reflexão apresentada neste tema serviu para nós como educadoras e educandos desenvolverem as nossas apetidões que servirá para repensarmos as nossas práticas pedagógicas.

Atividade 2.1 – Mapeamentos Iniciais

   Sabemos que as nossas gerações estão vivendo em ambientes onde a tecnologia é predominante. Na qual contribui para uma adaptação rápida e necessária para sua integração no meio em que vive. E por estarmos vivendo na era tecnológica, e cada dia que passa, temos que nos adaptar ao surgimento de novas tecnologias. Não sabemos que em tudo que fazemos tem os pontos positivos e negativos não é diferente como uso da tecnologia.
O ponto positivo é que podemos estar conectado com o mundo, não importa onde estamos, podemos usa-lá a nosso favor nas mais diversas maneiras possível, seja nas pesquisas para estudar, para interagir através de rede sociais ou que esteja relacionado ao processo ensino aprendizagem ou apenas para estar ligado ao mundo.
O lado negativo segundo a pesquisa é que as pessoas estão usando o seu tempo cada vez mais para ficarem diante de um computador, celular, televisão, etc. esquecendo até mesmo da família, amigos e alguns até mesmo de viver. Não conseguindo dosar o seu uso da tecnologia, como ferramenta tanto na vida social, pessoal e escolar.
O papel do educador é fundamental nesse sentido pois serve como fonte para nesclar a vida social com a vida pessoal e acadêmica, conscientizando a uma nova mudança comportamental dos envolvidos no processo ensino aprendizagem, tanto na sala de aula como na família. Levando a uma imensa modificação nos conteúdos trabalhados podendo ser estendido para o uso virtual através de pesquisas na qual os discentes podem se apropriar da tecnologia especificamente a internet como fonte de pesquisa. Mas como educadores precisamos apresentar os pontos positivos da mesma, tendo bastante cautela, pois a todo o momento os nossos discentes estão fazendo uso das tecnologias tais como mensagens, vídeos, músicas e etc. E precisamos ter discernimento para fazermos uso do mesmo em nosso favor.

Atividade 1.3 – Relação Homem Técnica

Essa atividade foi muito interessante, pois sabemos que nas ultimas décadas a escola tem se impactoado com uma geração de educando tecnológicos que fazem uso da mesma tanto na escola como no seu cotidiano. No geral encontramo-nos mais diversificados recursos tais como no uso de calculadoras, celulares, tablete, notebook, computadores de mesa, etc. E estes recursos estão cada vez mais ao alcance tanto dos alunos e dos professores.
Um dos maiores desafios da escola é propor tarefas escolares que venham estimula – lós o desejo de querer aprender, eles estão cada vez mais ficando preguiçosos com a mente no que diz respeito a aprendizagem. Assim professor e aluno não precisam deixar de utilizar os recursos tecnológicos nas realizações de cálculos matemáticos na escola ou no seu cotidiano. Precisamos desenvolver mecanismo do conhecimento pois a calculadora já pensa por eles.
Entretanto a escola precisa educar para a vida. E os vídeos propostos nos mostra a força que a utilização da tecnologia terá nessa nova geração y. Os dados de algumas pesquisas nos mostra que essa nova geração tecnológica já estão acostumadas a simplesmente perguntar a máquina o resultado desta ou daquela operação, é só clicar e o resultado sairá imediato. Assim está havendo uma dissintonia entre a prática pedagógica e os anseios dos educandos tornando este ponto de vista um pouco intrigante.
Sabemos que estamos no início de muitas mudanças na educação e no nosso cotidiano, mais sabemos que daqui a uma ou duas décadas existiram muitas outras novidades. E nós como educadores precisamos desenvolver em nossos educandos uma posição crítica a esse respeito fazendo - a entender a construção e o desenvolvimento desse processo e conscientizando – o sobre os recursos beneficentes e informatizados que estão a nossa disposição.