terça-feira, 14 de outubro de 2014

Atividade 1.3 – Relação Homem Técnica

Essa atividade foi muito interessante, pois sabemos que nas ultimas décadas a escola tem se impactoado com uma geração de educando tecnológicos que fazem uso da mesma tanto na escola como no seu cotidiano. No geral encontramo-nos mais diversificados recursos tais como no uso de calculadoras, celulares, tablete, notebook, computadores de mesa, etc. E estes recursos estão cada vez mais ao alcance tanto dos alunos e dos professores.
Um dos maiores desafios da escola é propor tarefas escolares que venham estimula – lós o desejo de querer aprender, eles estão cada vez mais ficando preguiçosos com a mente no que diz respeito a aprendizagem. Assim professor e aluno não precisam deixar de utilizar os recursos tecnológicos nas realizações de cálculos matemáticos na escola ou no seu cotidiano. Precisamos desenvolver mecanismo do conhecimento pois a calculadora já pensa por eles.
Entretanto a escola precisa educar para a vida. E os vídeos propostos nos mostra a força que a utilização da tecnologia terá nessa nova geração y. Os dados de algumas pesquisas nos mostra que essa nova geração tecnológica já estão acostumadas a simplesmente perguntar a máquina o resultado desta ou daquela operação, é só clicar e o resultado sairá imediato. Assim está havendo uma dissintonia entre a prática pedagógica e os anseios dos educandos tornando este ponto de vista um pouco intrigante.
Sabemos que estamos no início de muitas mudanças na educação e no nosso cotidiano, mais sabemos que daqui a uma ou duas décadas existiram muitas outras novidades. E nós como educadores precisamos desenvolver em nossos educandos uma posição crítica a esse respeito fazendo - a entender a construção e o desenvolvimento desse processo e conscientizando – o sobre os recursos beneficentes e informatizados que estão a nossa disposição.

Nenhum comentário: