FORMAÇÃO DO PRINFO EM JACUNDÁ REALIZADO NO DIA 17 E 18 DE OUTUBRO
PELAS TUTORAS: JANAÍNA TEIXEIRA AYRES e ELIZÂNIA SILVA
ASSUNÇÃO do NTE/ MARABÁ
Analisando a história da nossa civilização, percebemos que em vários momentos ocorreram mudanças revolucionárias no modo como o homem vivia. Aprofundando a nossa análise destas revoluções históricas, percebemos que entre seus motivos estava sempre a invenção de alguma ferramenta que expandiu a nossa capacidade de ação sobre o mundo (ou sobre a nossa realidade), ou, que expandiu a nossa capacidade de comunicação e de expressão. Tomemos como exemplo a revolução industrial com seus inventos principais: a máquina a vapor e a criação da imprensa . As novas tecnologias ampliam essas capacidades de modo extraordinário, e, por isso, a dimensão das mudanças que elas estão.
O uso ou a incorporação das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) nos processos educativos tem implicações que ultrapassam de
longe os muros de uma sala de aula ou de uma escola. Afinal, estas tecnologias
favoreceram grandes mudanças neste período que está sendo chamado de
revolucionário.
As tecnologias
na escola. Elas podem ajudar a definir os currículos (seus conteúdos, objetivos
e métodos); a definir a orientação da prática pedagógica; os tipos de software
educacional que devemos usar; a formação dos professores, a organização da
distribuição e uso dos recursos computacionais etc. Enfim, elas podem ajudar a
definir como o nosso dia-a-dia na escola deverá ser reorganizado. Mas,
finalizando, precisamos considerar que o computador é também uma importante ferramenta
pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas. Na verdade,
acreditamos que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade
ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos. Sabemos
que o nível de interatividade dessa ferramenta tem potencial para produzir
novas e riquíssimas situações de aprendizagem. Pelo seu potencial pedagógico,
podem também ser espaço da cointegração entre disciplinas. E, por isso tudo,
podem contribuir para a valorização dos educadores e para o seu reencantamento
pelo ato de educar. Além disso, frente a essa interatividade, as debilidades da
educação baseadas na transmissão, no treino e na memória ficam tão evidentes
que é difícil não percebê-las. Uma delas é a realização desta formação em nosso Município oportunizando os nossos Coordenadores Pedagógicos escolares e alguns professores da rede Municipais lotado no laboratório do Proinfo, Professores da rede Estadual e Campo, para nos inserirmos neste universo Tecnológico.
Parabéns para a Secretária Ana Cristina Negrão por se preocupar com a educação do nosso Município.