terça-feira, 14 de outubro de 2014

Atividade 2.2

  • Diálogo sobre as gerações.
As experiências relativas às diferentes gerações e características dos jovens da cybercultura nos dias atuais. Fez nos ver que existem enumeras diferenças sócias culturais entre as gerações. Percebemos essas diferenças através da nossa convivência, onde deixamos de estar em presença física como pessoas, para estarmos conectados com várias outras mídias, esquecendo de viver o que há de bom no mundo fora da tecnologia.
Este trabalho foi realizado com alunos do 6º Ano “C” da escola Rosália Correia, juntamente com a professora Maria Fátima Gomes de Souza orientadora da sala do proinfo. Realizar esta atividade foi muito cativante pois nos possibilitou a perceber a criatividade na qual os alunos possuem em fazerem uso dos mais diversos tipos de mídias digitais.
É para reutilizar nossas atividades assistimos aos vídeos selecionados. A seguir explicamos sobre as características das diferentes gerações, debatemos com eles sobre a cybercultura como uma evolução tecnológica que vem aproximando as pessoas através das novas ferramentas virtuais, na qual eles se sentem inserido pelo fato de serem familiarizado com as tecnologias.
Logo após dividimos a turma em grupo de quatro (4) componentes para responderem as seguintes perguntas: Como percebem as mudanças sócias culturais, entre as gerações? Quais benefícios e problemas vislumbram na sociedade contemporânea? Quais aspectos lhes inquietam? Como você compreende a cybercultura? Vocês se sentem integrantes desses movimentos? Cada equipe tiveram 10 minutos para responder estas perguntas, logo após lançarmos o debate, na qual pudemos perceber que todos se “consideram mais modernos” se sentem, informado e atualizado por viverem em um período de grande avanço tecnológico. Reconheceram o perigo com o mal uso da internet, principalmente o cyberbullyng e o tempo excessivo que fazem uso dela.
Assim podemos dizer que a característica das gerações em tudo pode ser contemplada. Mas reconhecemos que estas atividades proposta necessitaria de muito mais dinamismos, no que se refere a pesquisa e apresentação de trabalho presencial, porém o nosso tempo foi limitado devido a inúmeras dificuldades de adequação ao conteúdo para a construção do conhecimento.
Assim a reflexão apresentada neste tema serviu para nós como educadoras e educandos desenvolverem as nossas apetidões que servirá para repensarmos as nossas práticas pedagógicas.

Nenhum comentário: