- Diálogo sobre as gerações.
As experiências
relativas às diferentes gerações e características dos jovens da
cybercultura nos dias atuais. Fez nos ver que existem enumeras
diferenças sócias culturais entre as gerações. Percebemos essas
diferenças através da nossa convivência, onde deixamos de estar em
presença física como pessoas, para estarmos conectados com várias
outras mídias, esquecendo de viver o que há de bom no mundo fora da
tecnologia.
Este trabalho foi
realizado com alunos do 6º Ano “C” da escola Rosália Correia,
juntamente com a professora Maria Fátima Gomes de Souza orientadora
da sala do proinfo. Realizar esta atividade foi muito cativante pois
nos possibilitou a perceber a criatividade na qual os alunos possuem
em fazerem uso dos mais diversos tipos de mídias digitais.
É para reutilizar nossas
atividades assistimos aos vídeos selecionados. A seguir explicamos
sobre as características das diferentes gerações, debatemos com
eles sobre a cybercultura como uma evolução tecnológica que vem
aproximando as pessoas através das novas ferramentas virtuais, na
qual eles se sentem inserido pelo fato de serem familiarizado com as
tecnologias.
Logo após dividimos a
turma em grupo de quatro (4) componentes para responderem as
seguintes perguntas: Como percebem as mudanças sócias culturais,
entre as gerações? Quais benefícios e problemas vislumbram na
sociedade contemporânea? Quais aspectos lhes inquietam? Como você
compreende a cybercultura? Vocês se sentem integrantes desses
movimentos? Cada equipe tiveram 10 minutos para responder estas
perguntas, logo após lançarmos o debate, na qual pudemos perceber
que todos se “consideram mais modernos” se sentem, informado e
atualizado por viverem em um período de grande avanço tecnológico.
Reconheceram o perigo com o mal uso da internet, principalmente o
cyberbullyng e o tempo excessivo que fazem uso dela.
Assim podemos dizer que a
característica das gerações em tudo pode ser contemplada. Mas
reconhecemos que estas atividades proposta necessitaria de muito mais
dinamismos, no que se refere a pesquisa e apresentação de trabalho
presencial, porém o nosso tempo foi limitado devido a inúmeras
dificuldades de adequação ao conteúdo para a construção do
conhecimento.
Assim a reflexão
apresentada neste tema serviu para nós como educadoras e educandos
desenvolverem as nossas apetidões que servirá para repensarmos as
nossas práticas pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário