quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AS EQUAÇÕES MATEMÁTICAS E A S PROIFISSÕES

Escola Municipal De Ensino Fundamental Teotônio Apinagés, situada a Rua: D. João VI Nº 50, Bairro: Nossa Sra. Aparecida, CEP: 68590-000 Jacundá - PA. Mantida pela Prefeitura Municipal de Educação/Secretaria Municipal de Educação do Município de Jacundá - PA.

Diretor: Francisco

Vice-Diretora: Mariza Resende

Coordenadora: Maria de Nazaré Dias da Silva


Cursistas: Maria Edina Silva de Oliveira

Clemilda de Jesus Lira Sacramento



A TECNOLOGIA TEM A CAPACIDADE DE MUDAR A VIDA DO HOMEM







TEMA

O USO DO CALC COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU

 AS EQUAÇÕES MATEMÁTICAS E A S PROFISSÕES
 
Agronomia
Arquitetura
Cinema
Direito
Engenharia
Geologia
Jornalismo
Medicina Veterinária
Odontologia
Psicologia
 OBJETIVO GERAL
                  Oferecer aos educando a possibilidade de novas estratégias de ensino diferenciando, possibilitando ao educando e educador a interagir com objeto de estudo e as mesmo tempo utilizarem instrumentos tecnológicos atuais, de forma que possibilite maior interação na formulação e resolução de pensamentos lógicos a criatividade a intuição a capacidade de análise crítica selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
 PROBLEMÁTICA

            Visando utilização do laboratório de informática do Programa (Proinfo), tendo em vista a falta de conhecimento técnico, teórico e prático dos nossos educadores e dos nossos educando nas suas práticas, objetivando o uso das tecnologias como instrumentos que possa atender as exigências do mercado de trabalho e das vidas diárias dos nossos educando.
 JUSTIFICATIVA
     ?Nos últimos anos, a escola pública tem necessidade de amparo para enfrentar os novos paradigmas oferecidos pela sociedade, neste caso, no que concerne ao uso de novas tecnologias com instrumento de suporte pedagógico para melhorar a quantidade dos serviços educacionais prestado. Portanto vimos que como educador, precisamos inovar nossas metodologias e o laboratório do Proinfo entra como um recurso didático de valor riquíssimo. Porém não basta organizar o uso desse recurso, temos que nos organizar de forma objetiva e planejada para termos um efetivo aproveitamento praticas pedagógicas.
 

 APRESENTAÇÃO DO PROJETO







 USO DE RECURSOS  AUDIOVISUAL




 APRESENTAÇÃO DAS FORMULAS





 USO DO DATA-SHOU NA APRESENTAÇÃO DAS PLANILHAS



MOMENTO DA ATIVIDADE ORAL



 MODELOS DE EQUAÇÕES
Exemplo
Vamos agora usar esta fórmula para resolver a equação 2x 2 - 10x + 8 = 0
Os coeficientes são:
a = 2
b = -10
c = 8
Colocar estes números para a, b, e c na fórmula
 
USO DOS RECURSOS DA PLANILHA NA FORMULA DO CALC




APLICAÇÃO DOS DADOS NA PLANILHA DO CALC

 


 

















MOMENTO DA CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS





TROCANDO CONHECIMENTO





AMOSTRA  DE GRÁFICOS


AVALIAÇÃO DO PROJETO 
       O gestor e todo o corpo docente da escola foram bastante receptivos, quanto aos alunos foram bem participativos e criativos na realizarem das tarefas proposta durante as aulas. Portanto os objetivos propostos pelo grupo foram alcançados, mediante apresentação dos gráficos e dos resultados apresentados pelos mesmos ao desenvolverem os resultados das equações, ao reconhecerem as suas concavidades, os coeficientes e aplicação do calc para resolveras atividades propostas pelos regentes do projeto proposto.

CONCLUSÃO
  
      Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível introduzir algumas curiosidades Matemáticas relativas a equações, trabalhar com conceitos básicos como coeficientes de uma equação e verificação de uma solução, comprovar que há situações reais que recaem no estudo de tal equação, deduzir e aplicar a fórmula (de Bhaskara) da resolução de equações do 2º grau. Pudemos observar que o estudo de um determinado tópico por meio de várias formas/métodos permite um aprendizado mais significativo por parte dos alunos, pois as chances deles se identificarem com um desses métodos são bem maiores. Observamos também que quando tratamos de temas matemáticos a partir de informações fornecidas pelo cotidiano dos alunos, as atividades ficam mais prazerosas e interessantes. Utilizar diferentes metodologias de ensino, pesquisa com a utilização das tecnologias, pode aproximar um pouco mais a matemática do mundo real do estudante e motivá-lo fortemente.
 CONSIDERAÇÕES FINAIS
        Com a realização desse Projeto esperamos  obtermos bons  resultados,pois contamos com a boa participação dos educandos e o empenho na realização das tarefas  propostas.
         Os recursos usados fez a diferença tornou as aulas mais e dinâmica, possibilitando uma compreensão e satisfação nos aprendizados dos alunos.
 



Nenhum comentário: