O erro faz parte do processo de aquisição do
conhecimento. É de fundamental importância que no processo de construção dos conceitos
pela criança, os erros sejam considerados como degraus para futuros acertos. A
postura do professor enfrente o processo de Ensino Aprendizagem tem de ser
inerente para todas as pessoas. Então quando se percebe o erro do aluno o
professor deve investigar qual era o objetivo dele quando realizar a atividade,
que ele queria atingir e que caminho usou para alcançá-lo. A partir daí cabe ao
professor possuir habilidades que possam ser utilizada para sanar as dúvidas
dos alunos. Aí é fundamental que o professor seja bem flexível para auxiliar
seus alunos de acordo com tipo de dificuldade do mesmo. Propor atividades que
possa instigar sua curiosidade através de atividades diversificadas, conduzindo
a respostas nas mais diversas maneiras possível dentro do conceito dos próprios
alunos, fazendo com que eles se tornem autônomos, confiantes e possíveis ao
erro, formando humanos capazes de acertar através de suas tentativas a capacidade
de raciocinar.
Assim como professores orientar melhor nossos
alunos sobre a importância dele e como pode ser decisivo na absorção do saber,
levando suas dificuldades para o cotidiano dos alunos, adaptando a situação a
realidade em que vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário