Escola Municipal de Ensino
Fundamental Rosália Correia
Plano para o uso do facebook e
calculadora durante a aula
Professoras: Maria Edina de
Oliveira Silva e Maria de Fátima de Souza Gomes
Objetivo(s)
- Desconstruir a ideia de que o face e da calculadora é algo prejudicial ao aprendizado, comprovando, que quando bem usado, pode ser uma ferramenta poderosa para compartilhar o conhecimento e enriquecê-lo;
- Criar estratégias para a utilização da calculadora e do facebook como ferramenta complementar do ensino-aprendizagem;
- Refletir sobre a necessidade das normas e os procedimentos de legitimação que devem propiciar ao sujeito o respeito por si próprio e pelo outro;
- Discutir o uso do facebook e da calculadora em sala de aula;
- Vivenciar uma assembleia de classe;
- Criar coletivamente regras sobre o uso do celular em sala de aula.
Conteúdo(s)
- Ambiente cooperativo
- Criação de regras ( para o uso do facebook e da calculadora na sala de aula)
Ano(s)
6º ao 9º
Ano
Tempo estimado
8 aulas
Cronograma:
31/10/2014
11/11/2014
18/11/2014
11/11/2014
Material necessário: Projetor caixa de Som pendrive
slides etc e outos caso suja necessidades e a comunidade escolar (ou computador
e impressora caso a turma prefira digitar o texto)
Obs: para a realização da assembleia as carteiras
precisam ser dispostas em um círculo, para que todos possam se olhar.
Desenvolvimento
1ª
etapa
Introdução
O compromisso com a construção da
autonomia pede uma prática educacional engajada com a compreensão do
desenvolvimento do aluno e a aquisição do conhecimento. Para alcançar esse
objetivo, segundo alguns estudos, é necessário uma educação que garanta a
vivência da cooperação.
É preciso lembrar sempre que o papel do educador não é somente ensinar os conteúdos escolares, mas também dar condições para que os alunos aprendam. O desenvolvimento de cada um pode ser rápido ou lento, dependendo do ambiente. Por isso podemos dizer que a inteligência e o desenvolvimento socioafetivo de uma pessoa adulta dependem muito do que lhe foi oferecido durante sua formação, daí a necessidade de interagir com estímulos desafiadores. Considerando esses pontos, este plano de aula propõe uma reflexão coletiva sobre o uso do facebook e a calculadora em sala de aula com as turmas do Ensino Fundamental 2.
É preciso lembrar sempre que o papel do educador não é somente ensinar os conteúdos escolares, mas também dar condições para que os alunos aprendam. O desenvolvimento de cada um pode ser rápido ou lento, dependendo do ambiente. Por isso podemos dizer que a inteligência e o desenvolvimento socioafetivo de uma pessoa adulta dependem muito do que lhe foi oferecido durante sua formação, daí a necessidade de interagir com estímulos desafiadores. Considerando esses pontos, este plano de aula propõe uma reflexão coletiva sobre o uso do facebook e a calculadora em sala de aula com as turmas do Ensino Fundamental 2.
O objetivo é trabalhar as
características de um ambiente escolar cooperativo e democrático, que seja
favorável à autonomia intelectual e moral.
Começamos propondo uma conversa
sobre o uso do foce e da calculadora na escola, especialmente na sala de aula.
A conversa precisa ser aberta para que os coordenadores e os professores se
sintam à vontade para expor o que pensam sobre o assunto. Estimule os
estudantes e pais a apresentarem seus pontos de vista. Se a escola tem uma
regra específica sobre isso, ou se há uma lei que proíbe o uso do mesmo,
discuta o que pensam a respeito das regras e o porquê. Finalize pedindo que os
coordenadores e professores pesquisem como o Brasil e outros países lidam com o
uso do foce e da calculadora na escola e peça que tragam os resultados das
pesquisas para a próxima etapa.
2ª
etapa
A partir do material que os
coordenadores e prodessore trouxeram, organizaremos grupos de quatro a cinco
pessoas. Os mesmos deverão compartilhar seus achados e organizar um texto. Cada
grupo pode escolher a forma como achar mais conveniente socializar essa
produção, inclusive via facebook se eles assim preferirem. Após a escrita, peça
que os participantes dividam suas impressões. Faremos a mediação nesse momento,
mas sem emitir nossa opinião ou fazer julgamentos. Esse é um momento de análise
de todos.
3ª
etapa
Deveremos discutir com os pais coordenadoras e
getores e estudantes, o que é uma assembleia de classe (caso a escola não use
esse recurso como uma prática). As assembleias destinam-se a um momento escolar
organizado para que os membros da instituição discutam com o objetivo de
melhorar a convivência e outros problemas vividos na escola.
Não podemos esquecer que o trabalho com as regras na escola é um aspecto pertinente a toda comunidade escolar, pois trata do bem estar de todos. A assembleia permite que os alunos participem em muitas situações da tomada de decisões e se sintam realmente parte desse ambiente. Más é preciso alguns cuidados ao discutir e criar as normas:
Não podemos esquecer que o trabalho com as regras na escola é um aspecto pertinente a toda comunidade escolar, pois trata do bem estar de todos. A assembleia permite que os alunos participem em muitas situações da tomada de decisões e se sintam realmente parte desse ambiente. Más é preciso alguns cuidados ao discutir e criar as normas:
- as regras não devem referir-se ao bem-estar de uma minoria, mas sim de uma maioria;
- é preciso evitar regras de respeito unilateral (não combinar: respeitar o professor, os funcionários... e sim, respeitar as pessoas);
- uma regra não pode ferir uma lei;
- é importante ter a clareza que, quanto mais
liberdade, mais responsabilidade se atribui aos alunos.
Há quatro mecanismos que devem ser utilizados ao se discutir com o grupo os temas que precisam ser refletidos: pensar nas causas; pensar se as soluções atuam nas causas; analisar cada solução e verificar se os princípios são respeitados.
4ª
etapa
Chegou o momento de todos
decidirem, em uma assembleia, sobre o uso do facebook e da calculadora na sala
de aula.
Elejemos com a turma (de forma democrática) os alunos que coordenarão as discussões, sendo que um anota a ordem da palavra e o outro organiza a ata que sistematiza as reuniões. E as professoras Maria Edina e Maria de Fátima, atuaram como mediadoras. Por isso, não esqueça de favorecer reflexões pautadas em princípios de justiça e equidade.
Ao final, deveremos elaborar um cartaz ou mesmo digitalizar um texto com a ata, informando a comunidade escolar sobre como o tema foi discutido e quais regras foram propostas. As regras criadas precisam ser claras sobre, por exemplo, o momento que o uso do face e da calculadora atrapalham o andamento de uma aula, quando devem ser utilizados como um recurso didático da própria aula e como os professores e alunos organizarão o uso do face e da calculadora, entre outros itens.
Elejemos com a turma (de forma democrática) os alunos que coordenarão as discussões, sendo que um anota a ordem da palavra e o outro organiza a ata que sistematiza as reuniões. E as professoras Maria Edina e Maria de Fátima, atuaram como mediadoras. Por isso, não esqueça de favorecer reflexões pautadas em princípios de justiça e equidade.
Ao final, deveremos elaborar um cartaz ou mesmo digitalizar um texto com a ata, informando a comunidade escolar sobre como o tema foi discutido e quais regras foram propostas. As regras criadas precisam ser claras sobre, por exemplo, o momento que o uso do face e da calculadora atrapalham o andamento de uma aula, quando devem ser utilizados como um recurso didático da própria aula e como os professores e alunos organizarão o uso do face e da calculadora, entre outros itens.
Avaliação
Pediremos aos particicipantes que escrevam
uma autoavaliação desta sequência didática. E alistamos algumas perguntas.
1.
De que maneira você participou das atividades?
2.
Quais contribuições das discussões para sua
compreensão do tema proposto?
3.
A organização de regras sobre o uso do facebook e
da calculadora foi feita de forma democrática?
4.
Você gostaria de sugerir temas para a próxima
assembleia?
Concluimos que:
Não podemos ignorar a tecnologia atual
dominante: o facebook e a calculadora!
Não adianta proibir o uso; então o certo é converter o uso para os estudos. Acho que o mundo é acessado através do face com a internet; então porque não converter os estudos no uso global desse conhecimento e desse objeto de prazer de todos, não somente de jovens. Achomos excelente a idéia e deve ser aprimorada por cada professor em sua respectiva matéria, para que a calculadora e o facebok seja motivo de estímulo de como fazer o aluno gostar de estudar e não apenas cumprir grade. Concordo com o uso do celular e as demais tecnologias.Com o uso desses recursos pedagógicos podemos ampliar o conhecimento dos jovem na atualidade, que ao utilizar esses recusos podem passar a se interessar mais pelo assunto e acabar aprendendo mais.
Não adianta proibir o uso; então o certo é converter o uso para os estudos. Acho que o mundo é acessado através do face com a internet; então porque não converter os estudos no uso global desse conhecimento e desse objeto de prazer de todos, não somente de jovens. Achomos excelente a idéia e deve ser aprimorada por cada professor em sua respectiva matéria, para que a calculadora e o facebok seja motivo de estímulo de como fazer o aluno gostar de estudar e não apenas cumprir grade. Concordo com o uso do celular e as demais tecnologias.Com o uso desses recursos pedagógicos podemos ampliar o conhecimento dos jovem na atualidade, que ao utilizar esses recusos podem passar a se interessar mais pelo assunto e acabar aprendendo mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário