segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O uso do facebook e da calculadora na sala de aula



Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosália Correia
Plano para o uso do facebook e calculadora durante a aula
Professoras: Maria Edina de Oliveira Silva e Maria de Fátima de Souza Gomes
Objetivo(s) 
  • Desconstruir a ideia de que o face e da calculadora é algo prejudicial ao aprendizado, comprovando, que quando bem usado, pode ser uma ferramenta poderosa para compartilhar o conhecimento e enriquecê-lo;
  • Criar estratégias para a utilização da calculadora e do facebook como ferramenta                    complementar do ensino-aprendizagem;
  • Refletir sobre a necessidade das normas e os procedimentos de legitimação que devem propiciar ao sujeito o respeito por si próprio e pelo outro;
  • Discutir o uso do facebook e da calculadora em sala de aula;
  • Vivenciar uma assembleia de classe;
  • Criar coletivamente regras sobre o uso do celular em sala de aula.
Conteúdo(s) 
  • Ambiente cooperativo
  • Criação de regras ( para o uso do facebook e da calculadora na sala de aula)
Ano(s) 
6º ao 9º Ano
Tempo estimado 
8 aulas
Cronograma:
31/10/2014
11/11/2014
18/11/2014
11/11/2014
Material necessário: Projetor caixa de Som pendrive slides etc e outos caso suja necessidades e a comunidade escolar (ou computador e impressora caso a turma prefira digitar o texto)
Obs: para a realização da assembleia as carteiras precisam ser dispostas em um círculo, para que todos possam se olhar.
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Introdução
O compromisso com a construção da autonomia pede uma prática educacional engajada com a compreensão do desenvolvimento do aluno e a aquisição do conhecimento. Para alcançar esse objetivo, segundo alguns estudos, é necessário uma educação que garanta a vivência da cooperação.

É preciso lembrar sempre que o papel do educador não é somente ensinar os conteúdos escolares, mas também dar condições para que os alunos aprendam. O desenvolvimento de cada um pode ser rápido ou lento, dependendo do ambiente. Por isso podemos dizer que a inteligência e o desenvolvimento socioafetivo de uma pessoa adulta dependem muito do que lhe foi oferecido durante sua formação, daí a necessidade de interagir com estímulos desafiadores. Considerando esses pontos, este plano de aula propõe uma reflexão coletiva sobre o uso do facebook e a calculadora em sala de aula com as turmas do Ensino Fundamental 2.
O objetivo é trabalhar as características de um ambiente escolar cooperativo e democrático, que seja favorável à autonomia intelectual e moral.
Começamos propondo uma conversa sobre o uso do foce e da calculadora na escola, especialmente na sala de aula. A conversa precisa ser aberta para que os coordenadores e os professores se sintam à vontade para expor o que pensam sobre o assunto. Estimule os estudantes e pais a apresentarem seus pontos de vista. Se a escola tem uma regra específica sobre isso, ou se há uma lei que proíbe o uso do mesmo, discuta o que pensam a respeito das regras e o porquê. Finalize pedindo que os coordenadores e professores pesquisem como o Brasil e outros países lidam com o uso do foce e da calculadora na escola e peça que tragam os resultados das pesquisas para a próxima etapa.
2ª etapa 
A partir do material que os coordenadores e prodessore trouxeram, organizaremos grupos de quatro a cinco pessoas. Os mesmos deverão compartilhar seus achados e organizar um texto. Cada grupo pode escolher a forma como achar mais conveniente socializar essa produção, inclusive via facebook se eles assim preferirem. Após a escrita, peça que os participantes dividam suas impressões. Faremos a mediação nesse momento, mas sem emitir nossa opinião ou fazer julgamentos. Esse é um momento de análise de todos.
3ª etapa 
Deveremos discutir com os pais coordenadoras e getores e estudantes, o que é uma assembleia de classe (caso a escola não use esse recurso como uma prática). As assembleias destinam-se a um momento escolar organizado para que os membros da instituição discutam com o objetivo de melhorar a convivência e outros problemas vividos na escola.
     Não podemos esquecer que o trabalho com as regras na escola é um aspecto pertinente a toda comunidade escolar, pois trata do bem estar de todos. A assembleia permite que os alunos participem em muitas situações da tomada de decisões e se sintam realmente parte desse ambiente. Más é preciso alguns cuidados ao discutir e criar as normas:
  • as regras não devem referir-se ao bem-estar de uma minoria, mas sim de uma maioria;
  • é preciso evitar regras de respeito unilateral (não combinar: respeitar o professor, os funcionários... e sim, respeitar as pessoas);
  • uma regra não pode ferir uma lei;
  • é importante ter a clareza que, quanto mais liberdade, mais responsabilidade se atribui aos alunos. 
         Há quatro mecanismos que devem ser utilizados ao se discutir com o grupo os temas que precisam ser refletidos: pensar nas causas; pensar se as soluções atuam nas causas; analisar cada solução e verificar se os princípios são respeitados.
4ª etapa 
Chegou o momento de todos decidirem, em uma assembleia, sobre o uso do facebook e da calculadora na sala de aula.
     Elejemos com a turma (de forma democrática) os alunos que coordenarão as discussões, sendo que um anota a ordem da palavra e o outro organiza a ata que sistematiza as reuniões. E as professoras Maria Edina e Maria de Fátima, atuaram como mediadoras. Por isso, não esqueça de favorecer  reflexões pautadas em princípios de justiça e equidade.

      Ao final, deveremos elaborar um cartaz ou mesmo digitalizar um texto com a ata, informando a comunidade escolar sobre como o tema foi discutido e quais regras foram propostas. As regras criadas precisam ser claras sobre, por exemplo, o momento que o uso do face e da calculadora atrapalham o andamento de uma aula, quando devem ser utilizados como um recurso didático da própria aula e como os professores e alunos organizarão o uso do face e da calculadora, entre outros itens.
Avaliação 
     Pediremos aos particicipantes que escrevam uma autoavaliação desta sequência didática. E alistamos algumas perguntas.
1.    De que maneira você participou das atividades?
2.    Quais contribuições das discussões para sua compreensão do tema proposto?
3.    A organização de regras sobre o uso do facebook e da calculadora foi feita de forma democrática?
4.    Você gostaria de sugerir temas para a próxima assembleia?
Concluimos que:
 Não podemos ignorar a tecnologia atual dominante: o facebook e a calculadora!
Não adianta proibir o uso; então o certo é converter o uso para os estudos. Acho que o mundo é acessado através do face com a internet; então porque não converter os estudos no uso global desse conhecimento e desse objeto de prazer de todos, não somente de jovens. Achomos excelente a idéia e deve ser aprimorada por cada professor em sua respectiva matéria, para que a calculadora e o facebok  seja motivo de estímulo de como fazer o aluno gostar de estudar e não apenas cumprir grade. Concordo com o uso do celular e as demais tecnologias.Com o uso desses recursos pedagógicos podemos  ampliar o conhecimento dos jovem na atualidade, que  ao utilizar esses recusos podem passar a se interessar mais pelo assunto e acabar aprendendo mais.

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