segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PROJETO: MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM E MÁXIMO DIVISOR COMUM NO COTIDIANO LÚDICO


PROFESSORA: Maria Edina de Oliveira Silva
PÚBLICO ALVO: Alunos do 6º ano “C”
PERÍODO: Agosto e Setembro de 2014
PROJETO:
 MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM  E MÁXIMO DIVISOR COMUM NO COTIDIANO LÚDICO
1.      CONTEÚDOS: Maior divisor comum e Mínimo múltiplo comum:
2.      OBJETIVO: Ampliar o conhecimento do aluno para resolução de problemas. Desenvolver a capacidade de compreensão dos múltiplos comuns para resolução de situações problemas que envolvam partes divididas em quantidades diferentes.
3.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v Relembrar os números primos, os critérios de divisibilidade, múltiplos e divisores;
v Saber quais são os máximos divisores comuns (MDC) de dois, três ou quatro números naturais;
v Conhecer os mínimos múltiplos comuns (MMC) de dois, três ou quatro números naturais;
4.      JUSTIFICATIVA:
 Sabemos que partes inteiras nem sempre são divididas em quantidades iguais e isto ocorre frequentemente no cotidiano de cada um. Então como saber se as partes foram distribuídas de forma justa e proporcional, senão utilizando os múltiplos e os divisores comuns?
Para que isso aconteça é necessário que o aluno tenha contato com diferentes tipos de recursos e metodologias. E esse é um dos grandes desafios da escola nos dias atuais criar mecanismos eficazes para que o aluno possa desenvolver sua capacidade de leitura interpretativa e reflexiva de problemas e consequentemente produzirem conceitos matemáticos de qualidade.

5.      METODOLOGIA:
Iniciaremos relembrando alguns conceitos como o de números primos, múltiplos, divisores e alguns critérios de divisibilidade. Logo após assistiremos um vídeo. Depois,  pediremos que a turma se divida em grupos de quatro pessoas das quais formarão suas equipes faremos uma leitura compartilhada e dirigida, serão realizadas algumas perguntas que ao final de todo o processo, serão retomadas. Iremos aplicar o bingo “Fatorando” que consiste num tabuleiro contendo 9 algarismo no qual os alunos devem escolher um representante para explicar o cálculo do número sorteado. Além de contar com o componente lúdico, a atividade promove sociabilização e o estímulo ao raciocínio lógico dedutivo.
O uso do jogo possibilita ao aluno desenvolver as habilidades de divisão, reconhecimento dos números primos e utilização dos critérios de divisibilidade e, posteriormente, a utilização da fatoração como instrumento para o cálculo do M.M.C., M.D.C.
Além disso, serão utilizado o Bingo dos múltiplos e divisores para o entendimento da parte de um todo.
Finalmente serão realizados exercícios propostos com situações problemas que envolvam cálculos utilizando os conceitos estudados.
5.     ESTRATÉGIA DE TRABALHO E MATERIAIS UTILIZADOS
Conforme escrita na metodologia, inicialmente inicia-se com vídeo e a leitura reflexiva dos problemas, depois levantamento de questões, seguido do bingo. Então apresenta-se o processo de cálculo de M.M.C. (Mínimo Múltiplo Comum) ou do M.D.C ( Maior Divisor Comum) e, finalmente realizar as atividades com situações problemas.
 Depois de explicarmos previamente as regras do jogo, as quais estarão expostas no slide. Terão que cumprir as seguintes regras:
1-  A professora colocará um valor qualquer, que aparecerá no slide, aquela equipe em que tiver esse valor na cartela terrar direito de resposta em 5min., se casso a equipe erre, passará a vez para qualquer outra equipe. O representante que ganhar, dá direito ao seu grupo de começar o jogo novamente.
2- O grupo só avançará o número se conseguir resolver o problema dentro do tempo, caso erre ou não consiga permanecerá na mesma casa.
3- Ao resolver o problema um representante do grupo deve vir ao quadro e explicar qual foi o raciocínio usado para chegar ao resultado.
4- É vedado o direito de um mesmo participante do grupo vir ao quadro consecutivas vezes.
5- O grupo que causar baderna ou desrespeitar os colegas perderá ponto.
Ganha o jogo o grupo que conseguir acertar a maior quantidade de número possível nas quatro rodadas.
MATERIAIS:
Folha contendo Texto, cartela de bingo, caderno, lousa, pincel, lápis, caneta, borracha, Notebook, slides e Data show.
6. AVALIAÇÃO: Iremos avaliar os alunos no decorrer da aula através do jogo nos cálculos que serão efetuados pelos alunos e na marcação do bingo. Além disso, podemos observar se os alunos dominam os conteúdos que foram passados nas aulas anteriores como, por exemplo, os critérios de divisibilidade, números primos, múltiplos e divisores de um número natural, bem como, se conseguiram entender mmc e mdc e também serão avaliados de acordo com a compreensão do conteúdo trabalhado, desempenho nas atividades e interação na aula.
BIBLIOGRAFIA:
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é matemática. São Paulo: Ática, 2005, A conquista da matemática. São Paulo: FTD, 2009 < http://programamatematicaviva.blogspot.com.br/2011/06/sugestao-de-atividade-para-hora-do-jogo.html> Acesso em 16 de Agosto de 2014 as 8h00min.


DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS
Equipe 01 realizando tarefa
Equipe 02 realizando tarefa
Equipe 03 realizando tarefa
Equipe 04 realizando tarefa
Os alunos assistindo o vídeo sobre cibercultura



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